XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA Autor: THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FERNANDO ESPOSITO GALARCE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60114
Catalogação: 09/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60114
Resumo:
Título: PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA Autor: THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
Nº do Conteudo: 60114
Catalogação: 09/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60114
Resumo:
Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo
de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da
experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático
no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e
prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da
arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática
no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se
criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as
próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de
Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um
caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados.
Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas
contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do
estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos.
O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que
possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira
grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior
compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas
obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como
conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência
construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |