$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
Autor: THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO ESPOSITO GALARCE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60114
Catalogação:  09/08/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60114

Resumo:
Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui