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Título: PLANEJAMENTO DE INFRAESTRUTURAS DE REABASTECIMENTO EM REDES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS: NOVAS ABORDAGENS UTILIZANDO MODELOS DE OTIMIZAÇÃO LOCATION-ROUTING
Autor: LUIZ EDUARDO COTTA MONTEIRO
Instituição:  -
Colaborador(es):  RAFAEL MARTINELLI PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60261
Catalogação:  19/08/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  APRESENTAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60261@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60261@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.SeminarPPGEP.60261

Resumo:
O mercado de veículos elétricos (EVs) apresenta uma forte tendência de crescimento nos próximos anos e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de um sistema de transportes sustentável (IEA, 2021). Alguns aspectos dos EVs como o tempo de recarga de baterias, a autonomia de quilometragem e o elevado custo comparado aos veículos com motores a combustão (ICVs) representam restrições importantes, mas tem avançado rapidamente com o seu desenvolvimento tecnológico. Um problema central para a maior penetração dos EVs está relacionado à implementação de redes de infraestruturas para reabastecimento de baterias. Esta pesquisa desenvolve metodologias e modelos de otimização para apoio ao planejamento de infraestruturas de reabastecimento de baterias em redes de EVs. Modelos do tipo Location-routing, integrando decisões estratégicas de desenho de redes de infraestruturas e decisões operacionais de roteamento de veículos, são usados como referência e implementados considerando diferentes cenários tecnológicos. Outros aspectos como a degradação e estado de carga das baterias, diferentes infraestruturas e modos de recarga, frotas heterogêneas e a incerteza nas projeções de demanda, são incorporados aos modelos. Diante da complexidade de fatores relacionados ao planejamento de infraestruturas de recargas, a utilização de modelos matemáticos e métodos avançados de otimização aplicados ao problema constituem uma importante ferramenta de apoio ao processo de decisão na busca por soluções eficientes e viáveis para o seu desenvolvimento.

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