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Título: DESACELERAÇÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO SOCIOSSEMIÓTICO DO CONSUMO SOB O RÓTULO SLOW
Autor: NATALIA CONTESINI DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60431
Catalogação:  01/09/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60431@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60431@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60431

Resumo:
A experiência fundamental da sociedade moderna é a de uma intensa aceleração do fluxo de experiência de cada indivíduo (ROSA, 2019a). Os reflexos deste fenômeno são observados em larga escala, coexistindo com um discurso cultural que relaciona a velocidade a limitações sociais, ambientais e individuais. Frente a isso, nota-se o surgimento de movimentos contestatórios à lógica temporal moderna, utilizados como válvulas de escape em relação à aceleração (BAUER et al, 2015; HUSEMANN e ECKHARDT, 2019; LEVINE, 2015; ROSA, 2019a), dentre os quais o Slow Movement (HONORE, 2019; PARKINS, 2004). Neste contexto, este estudo propõe compreender o processo de desaceleração do consumidor no ambiente estrutural contemporâneo, por meio do consumo sob o rótulo Slow. Como a noção de temporalidade está relacionada ao desdobramento de significados que emergem das práticas de vida, utiliza-se a Sociossemiótica (LANDOWSKI, 2014a) como aporte teórico-metodológico para entender a criação de sentido e os significados da desaceleração em torno do consumo Slow. Com base em entrevistas em profundidade com consumidores do Movimento Slow, foi possível concluir que este tipo de consumo pode equivaler a uma experiência extraordinária de lentificação, revelando-se como oásis de desaceleração (ROSA, 2019a) em meio ao contexto contemporâneo acelerado. Este extraordinário possui a estesia como elemento central, emergindo a partir da busca dos consumidores por sentido no que e em como consomem, da combinação de elementos estruturais e antiestruturais e do emprego de estratégias de desaceleração específicas.

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