$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SE EXISTE AUSCHWITZ, NÃO PODE EXISTIR DEUS: PRIMO LEVI: UM JUDEU LAICO
Autor: AISLAN CAMARGO MACIERA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61223
Catalogação:  16/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61223@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61223@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.61223

Resumo:
A aceitação daquilo que Primo Levi tem a nos dizer é a aceitação de um passado traumático, marcado por um dos máximos momentos em que o ser humano foi destituído de sua condição propriamente humana. O testemunho de Levi é sim o centro gravitacional de uma imensa obra, construída em seus quarenta anos de carreira literária. Mas a crítica que ao longo do tempo fez com que a imagem da testemunha ofuscasse a imagem do escritor, parece não ter percebido que Levi nunca foi autor de um só livro, ou ainda de um só tema. Além da riqueza das formas literárias produzidas por Primo Levi, o presente texto procurará apresentar ao leitor brasileiro uma faceta do autor que permanece também pouco conhecida no país e que diz respeito à sua aparição em entrevistas concedidas em diversas ocasiões ao longo de toda sua vida. Além da análise dos principais temas em geral abordados nesses encontros, o texto apresentará uma transcrição completa da entrevista concedida por Primo Levi a Giuseppe Grieco sobre o tema da religiosidade. Publicada em 1983 na revista semanal Gente, é uma das raras entrevistas dedicadas inteiramente ao tema.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui