$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TELEVISÃO E IDEOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO NAS FICÇÕES SERIADAS
Autor: ANDREI MAUREY DE MUSACCHIO LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA MAURICIO CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61732
Catalogação:  10/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61732@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61732@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61732

Resumo:
Esta tese percebe a evidente força e o espaço ocupado pela mídia na vida social contemporânea. Uma vez que o imaginário sociocultural de uma sociedade é constituído através das interrelações entre os indivíduos, o papel da mídia e suas consequências para a vida material adquire complexa proeminência. Inseridos na lógica do lucro, os conglomerados de mídia elaboram os seus produtos conforme as demandas do mercado e com alto enfoque na acumulação de capital. No cerne deste debate, subjaz a questão de como a instituição midiática se apresenta frente à manutenção das estruturas de poder. Por isso, é crucial entender que sendo parte da superestrutura, ela tem por função a reprodução da ordem social, isto é, as suas sedutoras mensagens veiculam significados e valores que atuam para perpetuar a dominação de classe e a paralisação social. Desta forma, pode-se indagar: qual a relação da mídia com o atual modelo econômico e com o contexto histórico-social em que está inserida? Há interesses particulares desses conglomerados em atuar contra a manutenção do status quo? De que maneiras os seus conteúdos sustentam as relações de dominação e omitem as contradições? Para respondê-las, elaboro discussões sobre os processos de dominação, exploração, desigualdades sociais, estrutura de classes e ideologia, além de investigar a atividade midiática sob o ponto de vista da inversão dos interesses, da propaganda política e seus aspectos antidemocráticos, inserindo-os no contexto político-midiático brasileiro. Por fim, no intuito de investigar essa reprodução ideológica no campo das ficções seriadas, conduzo uma análise marxista procurando compreender de que maneiras elas retratam as contradições e como atuam na reprodução da ordem social capitalista pela distorção das relações de dominação e classe, pela promoção dos interesses das classes dominantes e pela omissão das causas das desigualdades como uma condição intrínseca do capital.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui