$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PERCEPÇÕES COMPORTAMENTAIS PARA REDUÇÃO DO DESMATAMENTO NO CERRADO E RECOMENDAÇÕES PARA POLÍTICAS PARA CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA DA VEGETAÇÃO NATIVA
Autor: FERNANDA DEBORA GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BERNARDO BAETA NEVES STRASSBURG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61893
Catalogação:  24/02/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61893@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61893@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61893

Resumo:
Os proprietários rurais são, em última instância, os tomadores de decisão sobre os padrões de uso da terra que impactam diretamente o meio ambiente e a provisão dos serviços ecossistêmicos. Esta pesquisa objetivou: i. identificar os fatores comportamentais que influenciam a conservação voluntária da vegetação nativa a partir de entrevistas semiestruturadas com produtores de soja na região do MATOPIBA; e ii. apontar intervenções para políticas guiadas pelas principais estratégias para a mudança do comportamento encontradas da literatura. Os principais fatores comportamentais que favorecem a conservação voluntária da vegetação nativa são: i. o recebimento de um PSA; ii. a provisão de serviços ecossistêmicos de regulação, provisão e culturais; iii. valores biocêntricos e altruístas; iv. minimização dos riscos associados ao plantio da soja; e v. a capacidade de aumento da produtividade sem a expansão da área de cultivo. E as principais barreiras são: i. a valorização do imóvel rural com a abertura de lavouras; ii. o hábito de plantar; iii. a possibilidade de diversificação da atividade econômica; e iv. o direito de desmatar garantido pelo Código Florestal brasileiro. Recomendam-se intervenções para políticas públicas e privadas a partir dos seguintes princípios comportamentais: i. Escolha do mensageiro; ii. Incentivos financeiros; iii. Influências sociais; iv. Saliência; v. Priming; vi. Apelos emocionais; vii. Comprometimento; viii. Ego; ix. Arquitetura de escolha; x. Informação e educação; xi. Comando e controle; xii. Modelagem, capacitação e treinamento; e xiii. Modelos mentais. Entender o comportamento dos atores-alvo e como este pode ser mudado é fundamental para o desenvolvimento de políticas eficientes e duradouras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui