$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PARA ALÉM DA REPRESENTAÇÃO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA REPRESENTATIVIDADE SÁFICA NAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
Autor: BEATRIZ GLORIA HOSSMANN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62238
Catalogação:  18/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62238@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62238@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62238

Resumo:
O estudo da Semiótica é amplamente reconhecido no que tange à compreensão dos símbolos, signos e processos de significação. Apesar disso, ainda existem muitas lacunas na área de Consumer Culture Theory com relação à exploração desse viés teórico-metodológico. O presente estudo tem como objetivo analisar os significados associados às mulheres sáficas em três telenovelas brasileiras da TV Globo de períodos bastante distintos: Torre de Babel (de 1998), Em Família (de 2014) e Um Lugar ao Sol (de 2021). Por meio do embasamento na teoria queer e no diálogo com Judith Butler, torna-se possível compreender e analisar a representatividade das personagens Leila e Rafaela, na primeira telenovela, das personagens Clara e Marina, na segunda telenovela, bem como das personagens Ilana e Gabriela, da mais atual. A presente pesquisa analisa se, ao longo dos anos, vem ou não acontecendo uma transformação dessa representatividade. Também analisa a presença de representações estereotipadas e estigmatizadas que estiveram presentes durante esse percurso histórico. Foi possível concluir que de fato houve um aumento da representatividade. No entanto, ainda existem muitas questões que podem ser modificadas para chegar a uma maior naturalização social e equidade de personagens lésbicas e bissexuais em relação aos que seguem um percurso heteronormativo. Isso porque percebe-se a existência de alguns estereótipos quanto às vivências sáficas, bem como uma não exploração de algumas realidades, mesmo depois de grandes intervalos de tempo entre uma novela e outra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui