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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AMOR MUNDI: EDUCAÇÃO E POLÍTICA SEGUNDO HANNAH ARENDT E PAULO FREIRE Autor: CAMILA CRISPIM BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62356
Catalogação: 24/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62356@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62356@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62356
Resumo:
Título: AMOR MUNDI: EDUCAÇÃO E POLÍTICA SEGUNDO HANNAH ARENDT E PAULO FREIRE Autor: CAMILA CRISPIM BASTOS
Nº do Conteudo: 62356
Catalogação: 24/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62356@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62356@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62356
Resumo:
Qual a relação entre educação e política? Através de Hannah Arendt e Paulo
Freire vamos tatear essa relação através da hipótese segundo a qual ambos os
pensadores citados conectam a educação e a política por meio da noção de
liberdade. Por vias distintas, a educação para ambos atravessa a noção de amor
mundi e almeja garantir o exercício da liberdade pública em seu vínculo
ontológico com o mundo e com os outros, e assim capaz de fortalecer os alicerces
da política e orientar relações mais comprometidas com a coexistência. Se o
sentido da educação é o exercício da liberdade, então, é possível afirmar que, a
partir de Hannah Arendt e Paulo Freire, não se pode conceber a educação como
politicamente neutra. Mesmo que o sentido político da educação apareça sob
diferentes perspectivas, propedêutico-político ou ético-político, está
invariavelmente a serviço da política, pois se manifesta através do amor mundi, na
responsabilidade e no compromisso com o cuidado e a renovação do espaço
público, em meio à coexistência humana.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |