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Título: QUE HISTÓRIAS ELES CONTAM?: NARRATIVAS DE PROFESSORES INFLUENCERS NAS REDES SOCIAIS
Autor: CAMILLA BOMFIM BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62565
Catalogação:  18/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62565

Resumo:
As mídias digitais modificaram significativamente a nossa forma de adquirir, produzir e compartilhar conhecimentos. Nesse sentido, além das tecnologias digitais utilizadas nas salas de aulas formais, um outro ambiente passou a ser massivamente utilizado como um espaço educacional: as redes sociais. Tomando por base esse novo cenário, esta dissertação tem como objetivo, a partir do cruzamento do campo das Mídias e do campo da Educação, compreender o surgimento de um fenômeno: o professor influencer e como ele se constrói nas redes a partir do digital storytelling. Para que seja possível tal compreensão, tem-se como objetivos específicos: examinar a atuação e os recursos que os professores utilizam para se posicionarem e se construírem nas redes sociais; analisar quais histórias os professores contam no digital a partir das narrativas que constroem; investigar as formas de uso dos recursos das plataformas Instagram e YouTube para a construção dessas narrativas. Como principais referenciais teóricos temos Xavier para fundamentar as ideias referentes ao storytelling e Couldry para fundamentar as ideias referentes ao digital storytelling. Esta investigação trata-se de uma autoetnografia digital, envolvendo observação participante e entrevistas semiestruturadas, uma vez que, por ser nativa do campo, associei a minha experiência à experiência dos professores participantes. Ao mesmo tempo em que atuei no campo, observei e entrevistei dois professores influencers: o professor Noslen (que tem o maior canal do YouTube de Português do mundo) e a professora Carol Mendonça. Os principais achados da pesquisa apontam três características afins que perpassam o perfil dos professores influencers: o entretenimento, a ideia de que o compartilhamento gratuito de conteúdos pedagógicos nas redes pode contribuir com a democratização da educação e a venda de produtos e serviços. Os achados indicam, ainda, que a construção da subjetividade dos professores influencers se dá a partir de aspectos comuns provenientes da atuação e da exposição no campo, que foram rotulados da seguinte forma: modelos de comportamentos, posicionamentos cotidianos; modelo de negócio; linguagem; estratégias; autoridade, preconceitos e críticas. Nesse sentido, tais dados podem contribuir para o estabelecimento de novas reflexões críticas acerca dos rumos da educação em contextos midiáticos, dos novos espaços de trabalho, do papel, do alcance e das escolhas dos professores neste cenário. De modo geral, a investigação apontou que, assim como eu, os professores observados preocupam-se com as histórias que contam e, a partir delas, com a forma como se conectam intelectual e emocionalmente com seus alunos seguidores.

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