XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: QUE HISTÓRIAS ELES CONTAM?: NARRATIVAS DE PROFESSORES INFLUENCERS NAS REDES SOCIAIS Autor: CAMILLA BOMFIM BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62565
Catalogação: 18/05/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62565
Resumo:
Título: QUE HISTÓRIAS ELES CONTAM?: NARRATIVAS DE PROFESSORES INFLUENCERS NAS REDES SOCIAIS Autor: CAMILLA BOMFIM BORGES
Nº do Conteudo: 62565
Catalogação: 18/05/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62565
Resumo:
As mídias digitais modificaram significativamente a nossa forma de adquirir,
produzir e compartilhar conhecimentos. Nesse sentido, além das tecnologias
digitais utilizadas nas salas de aulas formais, um outro ambiente passou a ser
massivamente utilizado como um espaço educacional: as redes sociais. Tomando
por base esse novo cenário, esta dissertação tem como objetivo, a partir do
cruzamento do campo das Mídias e do campo da Educação, compreender o
surgimento de um fenômeno: o professor influencer e como ele se constrói nas redes
a partir do digital storytelling. Para que seja possível tal compreensão, tem-se como
objetivos específicos: examinar a atuação e os recursos que os professores utilizam
para se posicionarem e se construírem nas redes sociais; analisar quais histórias os
professores contam no digital a partir das narrativas que constroem; investigar as
formas de uso dos recursos das plataformas Instagram e YouTube para a construção
dessas narrativas. Como principais referenciais teóricos temos Xavier para
fundamentar as ideias referentes ao storytelling e Couldry para fundamentar as
ideias referentes ao digital storytelling. Esta investigação trata-se de uma
autoetnografia digital, envolvendo observação participante e entrevistas
semiestruturadas, uma vez que, por ser nativa do campo, associei a minha
experiência à experiência dos professores participantes. Ao mesmo tempo em que
atuei no campo, observei e entrevistei dois professores influencers: o professor
Noslen (que tem o maior canal do YouTube de Português do mundo) e a professora
Carol Mendonça. Os principais achados da pesquisa apontam três características
afins que perpassam o perfil dos professores influencers: o entretenimento, a ideia
de que o compartilhamento gratuito de conteúdos pedagógicos nas redes pode
contribuir com a democratização da educação e a venda de produtos e serviços. Os
achados indicam, ainda, que a construção da subjetividade dos professores
influencers se dá a partir de aspectos comuns provenientes da atuação e da
exposição no campo, que foram rotulados da seguinte forma: modelos de
comportamentos, posicionamentos cotidianos; modelo de negócio; linguagem;
estratégias; autoridade, preconceitos e críticas. Nesse sentido, tais dados podem
contribuir para o estabelecimento de novas reflexões críticas acerca dos rumos da
educação em contextos midiáticos, dos novos espaços de trabalho, do papel, do
alcance e das escolhas dos professores neste cenário. De modo geral, a investigação
apontou que, assim como eu, os professores observados preocupam-se com as
histórias que contam e, a partir delas, com a forma como se conectam intelectual e
emocionalmente com seus alunos seguidores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |