$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MOBILIDADE INTERNACIONAL DE TALENTOS: IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS DA CULTURA NACIONAL DO PAÍS ANFITRIÃO SEGUNDO PERCEPÇÃO DOS EXPATRIADOS
Autor: PAULO HENRIQUE OLIVEIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62653
Catalogação:  25/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62653@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62653@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62653

Resumo:
O processo de mobilidade global de talentos ganhou maior relevância nos últimos anos em razão da necessidade de competências específicas em diversos países, massificação da cultura corporativa em empresas subsidiárias no exterior ou por razões de desenvolvimento de competências no profissional a ser expatriado. O objetivo cerne da presente dissertação é demonstrar que um dos pilares chaves para o sucesso do profissional transferido ao exterior é a adaptação à cultura do país anfitrião. Para o atingimento deste objetivo utilizamos metodologia qualitativa, com foco exploratório descritivo, através de entrevistas semiestruturadas, que foram conduzidas com profissionais expatriados. Ao longo da presente dissertação identificamos que dificuldades no processo de adaptação podem potencializar situações de choque cultural ou até mesmo interromper a jornada internacional do funcionário transferido. Em contrapartida, os funcionários que possuem maior inteligência e agilidade cultural tendem a ser ajustar com maior sucesso à cultura do país anfitrião, mitigando potenciais efeitos em suas performances profissionais e colhendo melhores frutos em suas jornadas internacionais. O aprofundamento do presente trabalho permitirá correlação futura com os modelos de dimensões culturais existentes, que poderão funcionar como meio complementar no processo de seleção de futuros expatriados, permitindo identificar aqueles que possuem maiores competências culturais e consequentemente facilitando seu processo de adaptação à cultura do país anfitrião.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui