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Título: IMPACTOS NA PAISAGEM URBANA MODIFICADA PELA INFRAESTRUTURA: INTERFERÊNCIAS DO BRT TRANSCARIOCA ENTRE AS ESTAÇÕES VICENTE DE CARVALHO E VILA KOSMOS NO ENTRONCAMENTO DOS BAIRROS VICENTE DE CARVALHO, VILA DA PENHA E VILA KOSMOS – RIO DE JANEIRO
Autor: POLIANE CARDOSO DE SOUZA LATTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO ESPOSITO GALARCE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63181
Catalogação:  11/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63181@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63181@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63181

Resumo:
A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e o Estado do Rio de Janeiro assinaram, no ano de 2009, um termo com o Comitê Olímpico Internacional, COI, a fim de implementar diversas alterações urbanas para que a cidade fosse nomeada sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A mobilidade urbana teve uma atenção especial e foi escolhida a solução do sistema de transporte coletivo BRT para conectar grande parte da cidade nas zonas oeste, norte e leste, interligando, por outros sistemas de transportes, às zonas sul e centro. Sua implementação demandou grandes obras de infraestrutura urbana e os bairros mais impactados sofreram com demolições de prédios residenciais e comerciais, alterações e/ou retiradas de canteiros paisagísticos, desvios de ruas, travessias de pedestres distanciadas, construção de estações no meio das principais ruas e avenidas, entre outras alterações. Esta pesquisa observou as intervenções ocorridas para a implantação do BRT e analisou a paisagem urbana modificada, como foco de estudo, a consequência da intervenção do espaço pelas infraestruturas. O objetivo principal foi entender o impacto produzido pelas mudanças na paisagem urbana após a intervenção do espaço urbano, de modo a compreender como as infraestruturas afetaram a qualidade de vida dos moradores e usuários da região. A pesquisa buscou analisar as mudanças na paisagem urbana, tanto do ponto de vista estético quanto funcional, a fim de identificar os principais desafios enfrentados pela população local. Para isso, os objetivos específicos da pesquisa consistiram em identificar a mudança da paisagem urbana antes e depois da implantação da infraestrutura do BRT, e desdobraram-se em discutir os impactos da infraestrutura de mobilidade na paisagem urbana, bem como compreender os impactos das infraestruturas de mobilidade na paisagem urbana e seus efeitos no espaço urbano. A metodologia foi baseada em um estudo de caso ajustado ao trecho do sistema modal BRT da linha Transcarioca, localizado na Av. Vicente de Carvalho entre as estações de Vicente de Carvalho e Vila Kosmos, no entroncamento dos bairros de Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Para a análise, foi realizada uma revisão bibliográfica cimentada nos conceitos de infraestrutura, espaço urbano e paisagem urbana. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas, bem como registros fotográficos da área em estudo. Para avaliar as mudanças ocorridas, foi feita uma análise comparativa de imagens utilizando os aplicativos Google Earth e Street View, com o objetivo de perceber as transformações que ocorreram ao longo do tempo. A pesquisa permitiu afirmar que a falta de um planejamento urbano mais sensível, concomitantemente à inadequada implantação do BRT, causou alterações profundas na paisagem urbana dos bairros afetados e, portanto, na percepção e nas relações dos moradores da região com seu entorno próximo.

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