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Título: PROPOSTA DE CRITÉRIOS AVALIATIVOS FUNDAMENTADOS EM REFLEXÕES BENVENISTIANAS
Autor: RENATA EINSFELD
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 63749
Catalogação:  18/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63749@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63749

Resumo:
Este artigo tem por objetivo propor critérios avaliativos fundamentados em pressupostos benvenistianos para compor a avaliação formativa de uma sequência didática igualmente estabelecida sob os pressupostos desse linguista. Lançamos essa proposição, primeiro, porque identificamos a ausência, na estratégia de ensino sequência didática - de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) -, de uma orientação metodológica de como circunscrever os critérios avaliativos para a preconizada avaliação formativa. Segundo, porque um instrumento didático, que se propõe albergado sob determinada perspectiva linguística, deve dispor de parâmetros para avaliar não apenas os alunos, mas também o próprio instrumento educacional. Por conseguinte, tencionando os desdobramentos de um estudo maior, os critérios foram circunscritos considerando as características textuais e enunciativas do gênero artigo de opinião. Esperamos, com este artigo, contribuir para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa e com os estudos da linguagem.

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