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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A VERDADEIRA FICÇÃO ERRADICA A FALSA REALIDADE: ROBERT SMITHSON ENTRE NEW JERSEY E YUCATÁN Autor: CONSTANZA DE CORDOVA CONTRUCCI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63757
Catalogação: 21/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63757
Resumo:
Título: A VERDADEIRA FICÇÃO ERRADICA A FALSA REALIDADE: ROBERT SMITHSON ENTRE NEW JERSEY E YUCATÁN Autor: CONSTANZA DE CORDOVA CONTRUCCI
Nº do Conteudo: 63757
Catalogação: 21/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63757
Resumo:
A pesquisa investiga as relações entre percurso, escrita e entropologia presentes na obra do
artista visual norte-americano Robert Smithson. Considerando sua proposição de entropia, que
postula o desgaste inevitável da matéria e a busca de suas evidências in situ, o corpus do estudo
será constituído especialmente por dois trabalhos de texto e fotografias produzidos em
movimento: A tour of the monuments of Passaic (1967), em que Smithson visita o subúrbio de
Nova Iorque onde cresceu rodeado por terrenos em construção em torno do conceito de non-site como ruína ao reverso; e Mirror displacements in the Yucatán (1969), quando o artista
visita o território mexicano, posiciona espelhos na floresta tropical e estabelece um diálogo
especulativo com as divindades maias e astecas. Em ambos, o artista sai em busca de sinais de
ruína, acúmulo e desgaste na paisagem, em um exercício de entropologia – isto é, uma
abordagem artística dos efeitos da entropia na paisagem e na cultura, um desdobramento da
prática proposta por Claude Lévi-Strauss no final de Tristes Trópicos e levada à cabo por
Smithson através de suas obras em deslocamento. Com olhar atento às camadas de produção
textual do artista, a pesquisa examina, de maneira especulativa, as anotações de Smithson sobre
a construção conceitual do non-site e como ele pode ser constituído através de uma escrita
desdobrada em mapas, cartografias e rascunhos que acompanham seus textos, propondo uma
leitura atualizada de determinadas questões estéticas e políticas levantadas pelo artista nos anos
60, tais como o enantiomorfismo, a cristalografia, a cultura como acúmulo e desgaste e o
pensamento científico como ficção.
Descrição | Arquivo |
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