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Título: VOZES EM AÇÃO: COMO A PRÁTICA LINGUÍSTICA DA ORALIDADE SE MATERIALIZA NOS VARIADOS CAMPOS DE ATUAÇÃO PREVISTOS NA BNCC
Autor: FERNANDA ROSARIO DE MELLO
WLTENIZE IZOLINA FERREIRA DE MELO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 63759
Catalogação:  21/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63759@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63759

Resumo:
O ensino de oralidade na Educação Básica, sobretudo nos Anos Finais do Fundamental, traz consigo inquietações teórico-metodológicas para o fazer pedagógico. Nesse sentido, o professor busca subsídios que orientem sua prática, recorrendo ao documento normativo em vigência: a BNCC (BRASIL, 2017), dada sua finalidade e o imperativo de sua implementação. Considerando esse cenário, o objetivo de nossa pesquisa é analisar quais sejam as orientações pedagógicas direcionadas ao ensino de oralidade, as habilidades e as competências que lhes são próprias, cotejando sua distribuição nos campos de atuação que o documento propõe: artístico-literário; práticas de estudo e de pesquisa; jornalístico-midiático e atuação na vida pública. Adotamos como procedimento metodológico a análise documental, interpretativista, a partir do recorte da BNCC, que contempla prioritariamente o eixo oralidade nos Anos Finais. Os resultados revelaram desequilíbrio na distribuição das orientações entre os campos, evidenciando maior enfoque ao jornalístico-midiático e menos destaque ao artístico-literário.

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