$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ASSOMBRADOS PELA HISTÓRIA: EXPLORANDO O TRAUMA DO 11 DE SETEMBRO NOS FILMES DE TERROR NORTE-AMERICANOS
Autor: BEATRIZ NUNES SANTOS T MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64120
Catalogação:  26/09/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64120@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64120

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir as diferentes maneiras pelas qual o cinema de horror norte-americano dos anos 2000 foi influenciado pelo trauma ocorrido pelo atentado às Torres Gêmeas. Os norte-americanos, muitos pela primeira vez, foram confrontados com uma situação traumática de dor, impotência e luto. Antes entendido como algo que ocorreria somente em países estrangeiros, os ataques revelaram uma fragilidade do Estado que despertou um clima de insegurança e paranoia geral. Em situações traumáticas, muitas vezes é difícil processar ou colocar em palavras o que aconteceu, de forma que a arte se torna um mecanismo poderoso para discutir questões complicadas. O cinema de horror foi escolhido por ser uma mídia conhecida por despertar afetos como medo e raiva, sentimentos comuns após o 11 de setembro. A partir da mobilização de uma bibliografia em três bases; literatura crítica sobre filme de terror, afetos e trauma em sociedades e estética em Relações Internacionais, esse trabalho analisa como esses filmes conversam com uma sociedade traumatizada que está em busca de sentido por tudo que aconteceu. Perpassando diversas temáticas importantes para o cinema de terror da época, esse trabalho mostra como esses filmes são uma oportunidade de a audiência lidar, de uma maneira menos dolorosa, com o que aconteceu durante os ataques e as consequências deles (como o Ato Patriota, Abu Ghraib, Guantánamo e as guerras no Oriente Médio).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui