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Avançada


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Título: A NOVA PROPAGANDA ELEITORAL: AS REDES SOCIAIS DECIDEM AS ELEIÇÕES?
Autor: FRANCYELLI ALVIM DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO VELOSO DOS SANTOS JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64248
Catalogação:  06/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64248@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64248

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar como as eleições presidenciais brasileiras de 2018 foram influenciadas pelas fake news e a nova propaganda em rede. Metodologicamente, o artigo é resultado de uma pesquisa de estudo de caso brasileiro, sob a perspectiva teórica do capitalismo da vigilância, de Shoshana Zuboff. Quanto à sua classificação, a pesquisa elaborada é de cunho exploratória e os dados foram obtidos a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico de referências teóricas e documentais em livros, artigos e periódicos já publicados, bem como por meio de um estudo descritivo de casos múltiplos. Como resultado, foi possível verificar que a lógica do capitalismo da vigilância tem consequências sobre os processos democráticos, logo, os ativos que nela operam as redes sociais, retroalimentam essa lógica, e tornam terrenos propícios a fenômenos comunicacionais ilegítimos como as fake news. Os casos práticos apresentados são ilustrativos da necessidade de compreender a relação entre os novos modos de propaganda em rede e seus impactos na democracia. Assim, o artigo corrobora com uma visão crítica do processo eleitoral brasileiro, reforçando as dinâmicas que corroem as Instituições brasileiras.

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