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Coleção Digital
Título: A NOVA PROPAGANDA ELEITORAL: AS REDES SOCIAIS DECIDEM AS ELEIÇÕES? Autor: FRANCYELLI ALVIM DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO VELOSO DOS SANTOS JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64248
Catalogação: 06/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64248@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64248
Resumo:
Título: A NOVA PROPAGANDA ELEITORAL: AS REDES SOCIAIS DECIDEM AS ELEIÇÕES? Autor: FRANCYELLI ALVIM DA CUNHA
Nº do Conteudo: 64248
Catalogação: 06/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64248@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64248
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar como as eleições presidenciais brasileiras de
2018 foram influenciadas pelas fake news e a nova propaganda em rede. Metodologicamente,
o artigo é resultado de uma pesquisa de estudo de caso brasileiro, sob a perspectiva teórica do
capitalismo da vigilância, de Shoshana Zuboff. Quanto à sua classificação, a pesquisa
elaborada é de cunho exploratória e os dados foram obtidos a partir de um rigoroso
levantamento bibliográfico de referências teóricas e documentais em livros, artigos e
periódicos já publicados, bem como por meio de um estudo descritivo de casos múltiplos.
Como resultado, foi possível verificar que a lógica do capitalismo da vigilância tem
consequências sobre os processos democráticos, logo, os ativos que nela operam as redes
sociais, retroalimentam essa lógica, e tornam terrenos propícios a fenômenos
comunicacionais ilegítimos como as fake news. Os casos práticos apresentados são
ilustrativos da necessidade de compreender a relação entre os novos modos de propaganda
em rede e seus impactos na democracia. Assim, o artigo corrobora com uma visão crítica do
processo eleitoral brasileiro, reforçando as dinâmicas que corroem as Instituições brasileiras.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |