$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CHINA DEFENDS SARAJEVO: UM ESTUDO SOBRE A COOPERAÇÃO ENTRE A CHINA E OS PAÍSES DOS BÁLCÃS NO SÉCULO XXI
Autor: JOAO CARMINO MATTOS SCIAMMARELLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATA DE FIGUEIREDO SUMMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64270
Catalogação:  09/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64270@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64270

Resumo:
A China, especialmente a partir do século XXI, conduz uma diplomacia através de ferramentas políticas e econômicas, que visa ampliar sua rede de influências no cenário internacional. O projeto One Belt, One Road, fundamental para a identidade de governança chinesa nos últimos anos, se tornou peça-chave deste objetivo de ampliação de influências. Muito se discute sobre este processo nos termos da expansão chinesa em direção à própria Ásia e em direção ao Continente Africano. No entanto, um dos objetivos é alcançar a Europa. Para isso, torna-se fundamental observar um espaço geográfico extremamente importante para que isso seja possível: a Península Bálcânica. De fundamental importância estratégica e econômica para seus objetivos, os países dos Bálcãs na periferia da Europa, despertam cada vez mais atenção pela cooperação com a China. Este estudo visa traçar, entre outras coisas, pontos que aproximam e que distanciam esses países de observarem uma influência forte e consolidada da China em seus territórios nacionais. Além de observar para as atuais evidências de que um movimento de aproximção cooperativa está realmente acontecendo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui