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Título: CULTURA POPULAR E (RE)PRODUÇÕES DE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS: ESTUDO DE CASO DA SÉRIE FRIENDS
Autor: ANA CLARA QUARESMA PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64355
Catalogação:  18/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64355@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64355

Resumo:
Apoiado na ideia de que a cultura popular constitui um importante espaço de poder que (re)produz padrões de masculinidades, o presente trabalho busca analisar de que forma a série norte-americana Friends aborda a temática de gênero. Este estudo inclui perspectivas de estudiosos de gênero e de cultura popular em Relações Internacionais e analisa cenas específicas da série para discutir a construção e (re)produção de masculinidades hegemônicas na sociedade norte-americana. Argumenta-se que, a despeito de constantes fracassos na performance de ideais de masculinidades por parte das personagens da série, este artefato da cultura popular ajuda a reiterar determinadas noções de masculinidade como desejáveis, em particular aquelas caracterizadas pela virilidade.

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