$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ADAPTABILIDADE DE CARREIRA COMO UM ANTECEDENTE DAS AÇÕES DE REDESENHO DO TRABALHO
Autor: MARIANA KLOTZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64375
Catalogação:  19/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64375@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64375@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64375

Resumo:
Em um mundo cada vez mais dinâmico, no campo da Psicologia Organizacional, faz-se necessário entender como os indivíduos têm lidado com as mudanças profissionais ao longo da vida. Esta pesquisa foi dividida em dois estudos. O primeiro teve como objetivo testar a invariabilidade da Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC) no período pré e durante a pandemia. A pesquisa teve dados coletados de 2018 a 2022 e foi composta por 2.674 participantes, entre 17 e 76 anos, dos quais 62,4 por cento são mulheres e mais de 70 por cento têm ensino superior incompleto. Os dados mostraram a invariância da EAC. Os índices de ajuste obtidos para ambos os grupos, sem distinção, foram qui(246) = 4037,38, CFI = 0,951, TLI = 0,945, RMSEA = 0,07 [0,074 - 0,078], SRMR = 0,038, Gamma-Hat = 0,871. Este estudo concluiu que tanto a EAC como as quatro dimensões avaliadas pelo instrumento – preocupação, controle, curiosidade e confiança – são medidas invariantes. O segundo artigo analisou o quanto as características pessoais (as quatro dimensões da adaptabilidade de carreira) explicam o redesenho do trabalho (ações proativas por parte do indivíduo) e se há algum aspecto específico com maior impacto nessa relação. Participaram 299 trabalhadores, que responderam um questionário sociodemográfico, a EAC e Escala de Percepção para Redesenho do Trabalho. Análises de redes e das regressões indicaram forte associação entre preocupação, controle, curiosidade e confiança e o redesenho das relações, o redesenho das tarefas e a reformulação cognitiva. Apesar de todas as relações terem sido positivas, a curiosidade destacou-se como o fator que mais influencia o redesenho do trabalho. Esse estudo contribui para o entendimento das relações íntimas entre a adaptabilidade de carreira e as três formas de redesenho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui