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Título: A NARRATIVA ESTÉTICA DA GUERRA: ANÁLISE DE DISCURSO A PARTIR DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO CONFLITO VIETNAMITA
Autor: GIULLIA MARQUES THOMAZ FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64388
Catalogação:  20/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64388@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64388

Resumo:
A monografia busca responder como as imagens de pessoas em situação de vulnerabilidade servem de recurso para a mobilização de narrativas sobre os conflitos, e para a construção das identidades das partes envolvidas. Tendo como ponto de partida a alta exposição do sofrimento do povo vietnamita no contexto da Guerra no Vietnã, a pesquisa toma a produção fotodocumental deste evento histórico como dispositivo de produção das subjetividades. Assim, como estratégia metodológica, seleciona obras para explorar como a alta exposição dos conteúdos gráficos no contexto de conflito promoveu uma identidade visual sobre o Vietnã. Essa investigação é conduzida pela argumentação de que a exposição do sofrimento subalterniza o povo vietnamita, uma vez que é visto apenas a partir de sua vivência traumática. O marco teórico no qual a investigação se apoia é o da virada estética dentro das Relações Internacionais, uma contribuição das vertentes críticas que permitem à disciplina um olhar sobre os discursos como espaço de formação da política externa. O trabalho chega a conclusão que o estudo dos signos presentes nas fotografias, bem como nas obras de arte aqui discutidas, possibilita ver a construção de uma narrativa hegemônica sobre o Vietnã, os vietnamitas e o seu conflito e aponta que o excesso na produção e reprodução desses materiais, independente se através da mídia tradicional ou através da produção das artes de contracultura, reforça a construção da identidade visual do vietnamita através de suas vulnerabilidades.

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