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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A NARRATIVA ESTÉTICA DA GUERRA: ANÁLISE DE DISCURSO A PARTIR DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO CONFLITO VIETNAMITA Autor: GIULLIA MARQUES THOMAZ FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64388
Catalogação: 20/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64388@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64388
Resumo:
Título: A NARRATIVA ESTÉTICA DA GUERRA: ANÁLISE DE DISCURSO A PARTIR DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO CONFLITO VIETNAMITA Autor: GIULLIA MARQUES THOMAZ FERREIRA
Nº do Conteudo: 64388
Catalogação: 20/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64388@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64388
Resumo:
A monografia busca responder como as imagens de pessoas em situação de
vulnerabilidade servem de recurso para a mobilização de narrativas sobre os conflitos,
e para a construção das identidades das partes envolvidas. Tendo como ponto de
partida a alta exposição do sofrimento do povo vietnamita no contexto da Guerra no
Vietnã, a pesquisa toma a produção fotodocumental deste evento histórico como
dispositivo de produção das subjetividades. Assim, como estratégia metodológica,
seleciona obras para explorar como a alta exposição dos conteúdos gráficos no
contexto de conflito promoveu uma identidade visual sobre o Vietnã. Essa
investigação é conduzida pela argumentação de que a exposição do sofrimento
subalterniza o povo vietnamita, uma vez que é visto apenas a partir de sua vivência
traumática. O marco teórico no qual a investigação se apoia é o da virada estética
dentro das Relações Internacionais, uma contribuição das vertentes críticas que
permitem à disciplina um olhar sobre os discursos como espaço de formação da
política externa. O trabalho chega a conclusão que o estudo dos signos presentes nas
fotografias, bem como nas obras de arte aqui discutidas, possibilita ver a construção
de uma narrativa hegemônica sobre o Vietnã, os vietnamitas e o seu conflito e aponta
que o excesso na produção e reprodução desses materiais, independente se através da
mídia tradicional ou através da produção das artes de contracultura, reforça a
construção da identidade visual do vietnamita através de suas vulnerabilidades.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |