$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: WASHINGTON, NOVA YORK E SANAA: A INFLUÊNCIA DO COMPLEXO MILITAR INDUSTRIAL AMERICANO SOBRE A SAÍDA DOS EUA DO TRATADO DE COMÉRCIO DE ARMAS CONVENCIONAIS DAS NAÇÕES UNIDAS, E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOBRE A CRISE NO IÊMEN
Autor: IGOR BARRETO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MANUELA TRINDADE VIANA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64389
Catalogação:  20/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64389@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64389

Resumo:
Este trabalho se dedica a olhar para o Complexo Industrial Militar (MIC) americano, sob a ótica do discurso do ex-Presidente Dwight D. Eisenhower, expondo como a rede de influência representada por este Complexo fora responsável pela não ratificação, e subsequente abandono do Tratado de Comércio de Armas Convencionais das Nações Unidas por parte dos EUA. A partir disso, argumento que esse movimento contrário ao Acordo de controle de armamentos obedece aos alertas de Eisenhower quando chamara à atenção para os perigos que o MIC representaria à democracia. Para tal, analiso o fornecimento de equipamentos bélicos americanos à Arábia Saudita, a qual os emprega em sua campanha militar no Iêmen, essa responsável por inúmeras violações de Direitos Humanos da população civil iemenita.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui