$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: INTERSEÇÕES ENTRE TEORIA DA INFORMAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA: A DESINFORMAÇÃO E OS DESAFIOS APRESENTADOS À TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
Autor: JOAO PEDRO OLIVEIRA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO NEVES DA COSTA MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64390
Catalogação:  20/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64390@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64390

Resumo:
O estudo da política democrática tem em seus fundamentos uma série de fortes premissas. Uma das principais e que sustentam parte dos argumentos para uma democracia que funcione com base em deliberação e voto, pois essa é a melhor forma de transformar as preferências dos eleitores nas políticas públicas desejadas por estes. A teoria (Downs, 1957) acredita que o eleitor irá estar factualmente informado, e assim utiliza dessa informação para tomar a decisão que mais atende aos seus interesses. Todavia, sabemos hoje que o eleitor possui muito pouca sofisticação no que tange ao acervo de conhecimento político que possui (Delli Carpini e Keeter, 1996), isso associado com um cenário político infestado de desinformação, nos evidencia que talvez essas premissas estejam sendo desafiadas. Neste trabalho, investigamos o uso de informação falsa por parte das elites políticas, buscando entender quais componentes do sistema democrático e da própria forma como indivíduos pensam que permitem que a desinformação seja usada pelas elites como instrumento de manipulação da opinião das massas. Concluímos apontando direções e caminhos possíveis para a expansão da agenda de pesquisa acerca de motivações das elites para que participem do processo de disseminação de desinformação política.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui