$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: JORNALISMO INVESTIGATIVO IMPULSIONADO PELA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: AS PRIMEIRAS DENÚNCIAS CONTRA O GOVERNO WITZEL DURANTE A PANDEMIA EM QUATRO VEÍCULOS JORNALÍSTICOS
Autor: LUCAS VON SEEHAUSEN LISBOA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64481
Catalogação:  27/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64481@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64481@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64481

Resumo:
Durante o começo da pandemia de Covid-19, em 2020, enquanto as autoridades estaduais do Rio de Janeiro se apressavam na compra de equipamentos e na construção de hospitais de campanha, surgiu uma intensa cobertura jornalística sobre o gasto de recursos públicos. Dezenas de reportagens de diferentes veículos de comunicação denunciaram que havia indícios de superfaturamento em compras, inconsistências em contratos e mesmo fraude em contratações. Após as reportagens, foram instauradas investigações criminais sobre a corrupção no governo Wilson Witzel e também foi aberto um processo inédito de impeachment na Assembleia Legislativa, que terminou com a cassação do governador. Para realização desse estudo, foram analisadas as primeiras reportagens desta cobertura jornalística de quatro veículos – Blog do Berta, Folha de São Paulo, RJ2 (TV Globo) e O Globo – e conduzidas entrevistas com repórteres envolvidos na cobertura, a fim de identificar as fontes de informação utilizadas e discutir práticas, rotinas produtivas e seu resultado final no processo de construção das reportagens investigativas. A metodologia utilizada privilegiou a análise de conteúdo e a técnica da entrevista em profundidade. A pesquisa concluiu que as ferramentas de transparência e acesso às informações de órgãos públicos desempenharam um papel fundamental no incremento à credibilidade das reportagens, representando 46% das fontes de informação identificadas nas matérias analisadas, resultado que foi corroborado pela percepção dos jornalistas entrevistados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui