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Coleção Digital
Título: A CHEGADA DA PÓS-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CINEMA NOVO CHILENO Autor: JOAO PEDRO BARBOSA MARINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64676
Catalogação: 08/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64676@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64676
Resumo:
Título: A CHEGADA DA PÓS-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CINEMA NOVO CHILENO Autor: JOAO PEDRO BARBOSA MARINS
Nº do Conteudo: 64676
Catalogação: 08/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64676@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64676
Resumo:
A modernidade, ou as modernidades, na América Latina, se deram de uma forma
particular, a partir de uma hibridização dos projetos de modernidade com as
realidades de cada país. No caso do Chile, o discurso de modernização era
atravessado em grande medida por um projeto neoliberal, de modo que a Ditadura
de Pinochet tinha como discurso a promoção de uma modernização do Estado e
da sociedade chilena a partir da implementação de uma agenda neoliberal. Essa
agenda, conjuntamente com outros projetos de modernização, é continuada pelos
governos da Democracia Restaurada. A partir do choque desses discursos e
projetos de modernidade com a realidade e demandas locais, a superfície dessa
modernidade sofre rachaduras, de onde emerge um novo cenário social e político,
comumente atribuído o nome de pós-modernidade, que é entendido aqui não
como uma superação absoluta de questões e projetos modernos, mas sim como
principalmente uma problematização dessas questões. O que busco compreender é
que questões esse novo cenário pós-moderno desloca e problematiza, o que surge
a partir disso, e quais as implicações desse processo no mundo concreto. Pretendo,
portanto, pensar a partir do cinema, na medida em que compreendo que o cinema
nos oferece certas vantagens para a análise política e social. Dessa forma, farei
uma análise através do Cinema Novo Chileno, na medida em que esse é um
movimento cinematográfico que exibe justamente essa passagem de um cenário
para outro, com personagens e estruturas imagéticas que exibem problematizações
da modernidade, e nos apresenta novas configurações mentais e sociais que
passam a emergir a partir desse movimento.
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NA ÍNTEGRA |