$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: SILÊNCIOS VIOLENTOS: A NARRATIVA DO ESTUPRO COMO ARMA DE GUERRA E A INVISIBILIZAÇÃO DE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO EM CONTEXTOS DE CONFLITO E PÓS-CONFLITO
Autor: LUIZA PEREIRA NUNES PARAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64677
Catalogação:  08/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64677@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64677

Resumo:
A presente monografia tem como objetivo compreender como a narrativa do estupro como arma de guerra é capaz de minimizar e invisibilizar outras violências sexuais e de gênero cometidas por atores estatais e não-estatais em momentos de conflito e pós-conflito. Para tal, este trabalho se vale de uma análise do discurso do estupro como arma de guerra a partir da historiografia do mesmo, bem como de um estudo de caso do conflito sírio. Para além disso, a pesquisa aborda outras violências sexuais e de gênero perpetradas em situações de conflito e pós-conflito, a fim como a narrativa do estupro como arma de guerra tornou-se tão difundida e universalizada proporcionando, assim, uma minimização de outras violências sexuais e de gênero presentes em conflitos. O trabalho apresenta, ainda, uma breve análise da participação de atores e organizações internacionais na campanha de combate à violência de gênero, visando entender a importância da atuação desses agentes e explicitar como se faz necessário que haja um debate mais amplo sobre as violências de gênero silenciadas em detrimento de um discurso dominante.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui