$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MIGRANTES DO CLIMA: O QUE PODE SER FEITO?
Autor: NATHALIA DA SILVA REZENDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64678
Catalogação:  08/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64678@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64678

Resumo:
A mudança climática é um fenômeno que desloca de maneira forçada aproximadamente 22 milhões de pessoas anualmente (Podesta, 2019, p.2). O problema da migração climática vem crescendo especialmente em países do Sul global, que são os principais afetados pela questão do clima, que impacta diretamente os modos de subsistência dessas populações, gerando uma série de inseguranças e violações de direitos humanos. Além disso, as pessoas na condição de migrantes do clima enfrentam problemas para conseguir chegar a um novo destino, especialmente devido à ausência de uma categoria legal que resguarde os direitos desse tipo de migrante. Assim, muitas pessoas ficam presas em lugares em que as condições de vida não são mais sustentáveis e estão vulneráveis a fome, a doenças e a violência. Nesse sentido, este Policy Paper visa informar os policymakers de países do Norte global a respeito do problema da migração climática, e mostrar o papel relevante que esses Estados possuem para garantir os direitos dessas populações, principalmente porque os países de baixa e média renda acabam arcando com os custos de um problema gerado pelos países desenvolvidos. Além disso, este trabalho também busca advogar em prol dos direitos e do reconhecimento dos migrantes do clima, e pela mitigação das causas antropogênicas das mudanças climáticas de modo que essa questão não se torne uma crise futuramente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui