$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A ALEGRIA DE DESAPRENDER: APONTAMENTOS PARA A LEITURA DE UM CAPÍTULO DE RUBEM ALVES
Autor: BRENO MARTINS CAMPOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 64691
Catalogação:  08/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64691@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64691@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.64691

Resumo:
Estou a uma década de completar 60 anos de idade, portanto, segundo Tomiko Born, amiga de Rubem Alves, ainda não posso usar um blazer vermelho e, pior do que isso, ainda não posso todas as coisas. Por exemplo, não posso publicar um artigo sem nenhuma palavra, a fim de evidenciar a importância do silêncio, tanto na educação (elogio ao esquecimento) como na teologia (aproximação do Mistério). Em contrapartida, não quero me perder nas muitas letras que podem nos fazer delirar. O mundo contemporâneo convive com o excesso de informações e opiniões. O que eu quero é o espanto (admiração e susto) em face da vida e da leitura que empreendo do corpus bibliográfico alvesiano. Neste artigo, destaco o livro O poeta, o guerreiro, o profeta, notadamente o primeiro capítulo, intitulado Desaprendendo, para o qual construí apontamentos como chave de leitura. Portanto, em diálogo com Rubem Alves, desejo recorrer às palavras – é o que nos resta para acessar a Palavra – a fim de recompor o sentido próprio da experiência (aquilo que nos toca). Sonho, ainda, com a sapiência que nos permita desaprender o que nos foi ensinado. Os abismos estão aí, é preciso que nos lancemos neles.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui