$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: GANÂNCIA E MISÉRIA NO PENSAMENTO DE SÃO JOÃO CRISÓSTOMO E SEUS REFLEXOS NA ATUALIDADE: UMA REFLEXÃO BÍBLICO-PATRÍSTICA
Autor: RENATO BARBOSA DOS SANTOS
MARIO ANTONIO SANCHES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 64696
Catalogação:  08/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64696@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64696@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.64696

Resumo:
O objetivo desse artigo é abordar no pensamento de São João Crisóstomo a questão da concentração de bens e a ganância, as quais trazem como consequência a miséria e a fome de muitos. A partir do resgate de algumas obras literárias deste Padre da Igreja, bem como de textos bíblicos que se referem ao tema, este artigo parte das indagações: é possível aceitar a miséria de muitos como algo normal? Como algo que é fruto da vontade divina? Diante da ganância e da miséria com que tinha que conviver constantemente em seu tempo, Crisóstomo, de maneira profética, denuncia e adverte constantemente tal realidade, quando, em suas homilias fala diretamente àqueles que, segundo seu ponto de vista, zombam de Deus ao se aproximarem do altar com faces piedosas, porém, com atitude hipócrita. Abordar este tema nos nossos dias se justifica pelo fato de que a realidade atual não diverge do quadro social que vivia o antioqueno. Por conta disso, cabe hodiernamente a provocação e convocação para que tal tema se transforme novamente em preocupação teológica com impacto no âmbito eclesial.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui