$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE VESTUÁRIOS: COMO A SUSTENTABILIDADE SURGE COMO UM FATOR DE COMPETITIVIDADE E DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS
Autor: ISABELLA CARDOSO ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64896
Catalogação:  16/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64896@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64896

Resumo:
O comércio internacional de vestuários, até então muito fechado, a partir de 2005, passou a estar inserido sob o guarda-chuva institucional da OMC e, por isto, passou por uma crescente liberalização e por uma grande transformação. A partir de então, sob o contexto das Cadeias Globais de Valor, a produção dos vestuários espalhou-se pelo mundo. As etapas de baixo valor agregado se concentraram nos países subdesenvolvidos, principalmente na África, Europa oriental e na Ásia; enquanto que as etapas de alto valor agregado se concentraram nos países desenvolvidos, principalmente os EUA e os países europeus. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como finalidade analisar o comércio internacional de vestuários sob as lentes do conceito de sustentabilidade e os seus três pilares – o econômico, o social e o ambiental. Em termos sociais, esta cadeia de produção e o comércio internacional são caracterizados pela grande exploração da mão de obra dos países subdesenvolvidos. Em termos ambientais, há uma grande exploração da natureza e produção de lixo. Assim, este trabalho objetiva demonstrar como a sustentabilidade surge como um fator de competitividade e de diferenciação das empresas, tendência esta que cresce também como uma própria exigência da sociedade civil e dos consumidores em geral. Serão apresentados exemplos de ações consideradas sustentáveis das empresas C&A, Levi’s, Adidas, H&M, Farm, Três – ações como a adesão ao algodão sustentável, apoio ao Better Cotton Iniciative, ao Fair Trade, economia circular, dentre outras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui