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Avançada


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Título: 3 ENSAIOS SOBRE LIBERDADE
Autor: LINA ALEGRIA DOS SANTOS REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO WRIGHT CARDOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65097
Catalogação:  23/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65097@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65097

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo fazer uma incursão reflexiva sobre o poema Liberté (1942) de Paul Éluard. Mais especificamente, meu foco está nas relações estabelecidas entre a poesia em questão e o seu contexto político e artístico – respectivamente, a resistência ao nazismo na França e o movimento Surrealista. Dito de outra forma, busco entender aquilo que Liberdade pode revelar sobre uma certa forma de compreender o mundo e de agir nele. Assim, ao longo do trabalho, o objeto foi analisado tanto em sua condição de acontecimento (irrupção), quanto enquanto um corpo textual. Para isso, foi mobilizada bibliografia especializada em filosofia política, análise poética e afetividade. De forma sintética, pode-se dizer que o eixo central do trabalho, do qual deriva a conclusão, é o esforço de Paul Eluard para reconectar, ainda que de modo temporário, as diferentes facetas de um mundo, uma sociedade e subjetividades cada vez mais fragmentadas pelas transformações políticas e tecnológicas de sua era. Em suma, Liberdade aparece como uma tentativa de criar continuidade entre o eu e o outro. Experiência que poderia ser vivida tanto na co-presença da multidão, quanto na percepção de que se está inserido em uma comunidade solidária - por exemplo, naquela dos leitores de Liberdade. No entanto, o foco desta tentativa de reconexão do mundo não é a unificação ou a homogeneização das partes que articula, mas sim as relações estabelecidas entre os diferentes fragmentos em jogo – isto, aliás, permite o respeito às singularidades dos envolvidos. No fim, a liberdade de Liberdade é precisamente esta capacidade de agir e falar no mundo, criando relações, experimentando a continuidade, existindo em comunidade, gestando o novo e lidando com o imprevisível.

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