XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES E INTERAÇÕES Autor: LEONARDO BALTAZAR FEITOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65166
Catalogação: 28/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65166@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65166
Resumo:
Título: VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES E INTERAÇÕES Autor: LEONARDO BALTAZAR FEITOSA
Nº do Conteudo: 65166
Catalogação: 28/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65166@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65166
Resumo:
Em sua origem, o primeiro videogame foi pensado por Ralph Baer como um meio de
interação entre a televisão e o telespectador, e assim como ele eu pretendo estabelecer
possibilidades e interações não entre o videogame e a tv, mas sim com o ensino de história.
Meu propósito com esta pesquisa se trata de demonstrar como o videogame que ao longo dos
seus praticamente 60 anos desde a existência do primeiro produto evoluiu drasticamente ao
ponto de que hoje ele pode, e até certo ponto deve, ser utilizado como recurso para a reflexão,
pesquisa e ensino de história. Em outras palavras, quero demonstrar como o ensinoaprendizagem do aluno pode ser muito mais interessante e interativo se usado corretamente essa
“nova” plataforma para poder ensinar e aprender história. Afinal, um dos maiores problemas
da atualidade no ensino brasileiro é justamente a falta de interesse do aluno nas escolas. Hoje,
alunos não focados geram precariedade na aprendizagem e os elementos complexos e
conceituais do videogame e o prazer em jogar, “viver” algo, pode ser um caminho para que o
desgaste no ensino tradicional e a falta de interesse se transforme em motivação para aprender.
Analisando a plataforma e jogos apresentados, pretendo detectar como é possível que esse
mundo digital seja de ajuda no constante desafio para ensinar a história e ao analisá-los pretendo
mostrar como os jogos podem ser adaptáveis para o ensino de história.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |