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Coleção Digital

Avançada


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Título: VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES E INTERAÇÕES
Autor: LEONARDO BALTAZAR FEITOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65166
Catalogação:  28/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65166@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65166

Resumo:
Em sua origem, o primeiro videogame foi pensado por Ralph Baer como um meio de interação entre a televisão e o telespectador, e assim como ele eu pretendo estabelecer possibilidades e interações não entre o videogame e a tv, mas sim com o ensino de história. Meu propósito com esta pesquisa se trata de demonstrar como o videogame que ao longo dos seus praticamente 60 anos desde a existência do primeiro produto evoluiu drasticamente ao ponto de que hoje ele pode, e até certo ponto deve, ser utilizado como recurso para a reflexão, pesquisa e ensino de história. Em outras palavras, quero demonstrar como o ensinoaprendizagem do aluno pode ser muito mais interessante e interativo se usado corretamente essa “nova” plataforma para poder ensinar e aprender história. Afinal, um dos maiores problemas da atualidade no ensino brasileiro é justamente a falta de interesse do aluno nas escolas. Hoje, alunos não focados geram precariedade na aprendizagem e os elementos complexos e conceituais do videogame e o prazer em jogar, “viver” algo, pode ser um caminho para que o desgaste no ensino tradicional e a falta de interesse se transforme em motivação para aprender. Analisando a plataforma e jogos apresentados, pretendo detectar como é possível que esse mundo digital seja de ajuda no constante desafio para ensinar a história e ao analisá-los pretendo mostrar como os jogos podem ser adaptáveis para o ensino de história.

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