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Título: SKATE LIVRE EM VIAS PÚBLICAS! O SKATEBOARD E O DIREITO À CIDADE NA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO CARIOCA DO TEMPO PRESENTE
Autor: JOAO GUILHERME GOMES MANSUR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROMULO COSTA MATTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65225
Catalogação:  29/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65225@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65225

Resumo:
Nesta pesquisa, procuro ater-me ao debate referente ao skateboard e suas implicações no núcleo urbano. Observando a relação dos praticantes do skateboard com os demais grupos que coabitam a cidade, me proponho a pensar na lógica de sua prática enquanto movimento social urbano, discorrendo sobre sua apropriação dos espaços públicos, e por consequência, suas manifestações no espaço da cidade. No Rio, o Centro mostra-se um grande polo de encontro do movimento, e seu choque com o cotidiano programado pelo capital, aqui representado no legado dos projetos urbanísticos visando a iniciativa privada e a atividade empresarial na região, será um dos focos da pesquisa. Para me inserir nesse debate, trabalharei com a Praça XV, localizada na região central, um sítio histórico do Rio de Janeiro, mas também local de importância para o skateboard enquanto movimento, visto sua presença como fator de transformação e apropriação do espaço. Mais especificamente, desde o início do Século XXI até os dias de hoje, os coletivos organizados pelos mesmos são ativos com a manutenção/conservação da praça e estão atrelados a reformas e eventos ali realizados desde então. O skateboard se funde a um núcleo de ativação política e debates culturais urbanos que visa descaracterizar o modelo de cidade excludente atual, imposto pela lógica da gestão urbana neoliberal contemporânea do Rio.

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