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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: KIT DIDÁTICO: CONSCIENTIZAÇÃO DOS DIREITOS PELAS LENTES DO FUNK Autor: GABRIELLA OLIVEIRA SILVA ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROMULO COSTA MATTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65265
Catalogação: 30/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65265@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65265
Resumo:
Título: KIT DIDÁTICO: CONSCIENTIZAÇÃO DOS DIREITOS PELAS LENTES DO FUNK Autor: GABRIELLA OLIVEIRA SILVA ARAUJO
Nº do Conteudo: 65265
Catalogação: 30/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65265@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65265
Resumo:
O atual projeto pretende desenvolver, por meio didático, uma conscientização
sobre os direitos sociais e cívicos presente na letra do funk carioca da década de
1990, “Rap da Felicidade” dos MCs Cidinho & Doca. Para tal, estudos sobre
cidadania serão instrumentos necessários para a compreensão do projeto, que terá
como produto final um kit didático que molde possibilidades de aprendizagem
sobre o tema e responda como tratar dos direitos cívicos, sociais e políticos de
forma didática dentro de sala de aula.
Explorando a historicidade da imagem social sobre os eventos soul, que eram
vistos na grande mídia como eventos de estilo musical que não contribuíam para
conscientização de classe ou raça (HERSCHMANN, 2000), o projeto desmistifica
o rótulo de marginal empregado aos protagonistas desses eventos, explicando a
necessidade de entretenimento para classe pobre e seu processo de politização
desde o final dos anos 1960 até os anos 1990, quando a tentativa de superação do
estigma social lançado sobre esses agentes históricos alimenta a luta por direitos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |