$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MULHERES NO SETOR NUCLEAR E AS POLÍTICAS DE TRANSVERSALIZAÇÃO DE GÊNERO DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA (AIEA)
Autor: TANIA MARA MUGUET HAISMAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - ORIENTADOR
CAROLINA DE OLIVEIRA SALGADO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 65312
Catalogação:  04/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65312@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65312@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65312

Resumo:
O campo da tecnologia nuclear tem sido predominantemente dominado por homens, resultando na omissão ou exclusão das contribuições das mulheres e sua participação integral nas atividades relacionadas. Apenas após a Guerra Fria (1947- 1991), o gênero ganhou relevância como categoria de análise nas Relações Internacionais, o que levou a considerações sobre inclusão e participação de mulheres nas políticas internacionais. Nesse contexto, a transversalização de gênero das Nações Unidas tornou-se estratégia globalmente reconhecida na promoção da igualdade de gênero. Esta dissertação discute criticamente a elaboração e a implementação dessas estratégias no âmbito da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entre 2009 e 2023. Interroga-se como a AIEA implementa a transversalização de gênero como estratégia de transformação político-institucional no setor nuclear. Diante desse questionamento, partir-se-á do seguinte argumento: é possível verificar que a AIEA tem implementado gradativamente as políticas de transversalização de gênero, especialmente quanto ao investimento na construção de capacidades, seja por medidas voltadas para o treinamento e capacitação de funcionárias ou investimento em novas gerações de mulheres por meio de programas educacionais. Para responder a essas indagações, inicialmente foram analisados relatórios da AIEA entre 1958 e 2021. A análise também se baseia em pesquisas acadêmicas, interações e conversas online com funcionários de diversos níveis hierárquicos da organização. A conjunção de tais análises permite concluir que a AIEA norteou a política institucional para a educação, com a promoção de bolsas de mestrado para mulheres, como meio de acesso à igualdade de gênero, em longo prazo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui