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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS) Autor: ANITA REIS QUEIROZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65419
Catalogação: 14/12/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419
Resumo:
Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS) Autor: ANITA REIS QUEIROZ
Nº do Conteudo: 65419
Catalogação: 14/12/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419
Resumo:
Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mundo vem se
tornando um lugar mais dinâmico e de maior acesso a informações. Dentro das
redes, um nicho em específico vem crescendo muito: o de influenciadores
digitais. Estes influenciadores divulgam aspectos do seu dia a dia e informações
que consideram relevantes a seus seguidores. Dentro deste núcleo de
influenciadores, existem os que abordam a temática de investimentos, divulgando
suas opiniões sobre o mercado e notícias.
Nesta pesquisa, foi buscado entender se estes influenciadores detêm algum
poder de persuasão sobre seus seguidores e se essa divulgação de notícias e
opiniões afeta ou não o mercado financeiro brasileiro.
Para comprovar essa hipótese foi feita uma análise estatística, através da
correlação de Pearson, visando identificar se haveria ou não alguma relação entre
a postagem de vídeos de sugestões de investimentos e um possível efeito
manada. Neste estudo foram analisados 10 fundos de investimentos imobiliários,
todos escolhidos a partir de vídeos publicados por influenciadores, num período
de cinco meses antes da publicação do vídeo e dois meses depois.
Após a análise foi concluído que estes influenciadores não possuem poder
de manipulação de mercado, tendo em vista que a correlação analisada foi fraca.
Assim, conclui-se que eles não possuem força suficiente para alterar o mercado
brasileiro.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |