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Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS)
Autor: ANITA REIS QUEIROZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65419
Catalogação:  14/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419

Resumo:
Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mundo vem se tornando um lugar mais dinâmico e de maior acesso a informações. Dentro das redes, um nicho em específico vem crescendo muito: o de influenciadores digitais. Estes influenciadores divulgam aspectos do seu dia a dia e informações que consideram relevantes a seus seguidores. Dentro deste núcleo de influenciadores, existem os que abordam a temática de investimentos, divulgando suas opiniões sobre o mercado e notícias. Nesta pesquisa, foi buscado entender se estes influenciadores detêm algum poder de persuasão sobre seus seguidores e se essa divulgação de notícias e opiniões afeta ou não o mercado financeiro brasileiro. Para comprovar essa hipótese foi feita uma análise estatística, através da correlação de Pearson, visando identificar se haveria ou não alguma relação entre a postagem de vídeos de sugestões de investimentos e um possível efeito manada. Neste estudo foram analisados 10 fundos de investimentos imobiliários, todos escolhidos a partir de vídeos publicados por influenciadores, num período de cinco meses antes da publicação do vídeo e dois meses depois. Após a análise foi concluído que estes influenciadores não possuem poder de manipulação de mercado, tendo em vista que a correlação analisada foi fraca. Assim, conclui-se que eles não possuem força suficiente para alterar o mercado brasileiro.

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