$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: AS IMPLICAÇÕES ENTRE AS APORIAS DA TEORIA DAS IDEIAS NO PARMÊNIDES E AS PROPRIEDADES DO SER NO POEMA DE PARMÊNIDES
Autor: JOSIAS ISRAEL FERREIRA ALVES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 66280
Catalogação:  21/03/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66280@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.66280

Resumo:
O presente texto tem por finalidade investigar possíveis pressupostos da Teoria das Ideias vinculados com as teses sobre o Ser de Parmênides. Especificamente, visamos examinar quais são as relações entre as aporias da Teoria das Ideias expostas no diálogo Parmênides e as propriedades do Ser deduzidas no fragmento 8 do poema de Parmênides. Visamos compreender, de modo mais aprofundado, como se dá o desenvolvimento da Teoria das Ideias nos diálogos em que tal teoria aparece no seu modelo mais tradicional até seu momento crítico no Parmênides. Buscaremos explicitar quais são os aspectos fundamentais que constituem a natureza da Ideia e que estão a ela associados, mais detalhadamente, para os fins deste texto, no Fédon e no Banquete. Mostrando como seria possível enxergar um parentesco entre estes aspectos associados à Ideia e ao Ser. Dedicamo-nos à análise do desenvolvimento da Teoria das Ideias ao longo de determinados diálogos de Platão, passando pelos diálogos de juventude até aqueles reconhecidos como os de maturidade, buscando analisar os termos associados à palavra eidos e, em seguida, destacando como os termos associados à esta palavra denotam três aspectos fundamentais: unidade, identidade e imutabilidade. Na segunda parte, dedicamo-nos a examinar o momento crítico da Teoria das Ideias presente no diálogo Parmênides, precisamente, analisando a chamada aporia da participação, na qual a relação entre as Ideias e as entidades sensíveis é problematizada. Na terceira parte, examinamos as teses sobre o Ser de Parmênides e a organização de seus fragmentos. Tendo como objetivo examinar o fragmento 8, no qual se enumeram as propriedades sobre o Ser, destacando como é possível depreender dos atributos lá mencionados características aparentadas à Ideia. Na conclusão, procuramos expor as relações entre a crítica à Teoria das Ideias do Parmênides com os atributos do Ser nomeados no fragmento 8 do poema de Parmênides.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui