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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FOTOGRAFIA COMO FORMA DE ARTE RELACIONAL Autor: CECILIA SAMEL CORTES FERNANDES
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 66310
Catalogação: 22/03/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66310@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.66310
Resumo:
Título: FOTOGRAFIA COMO FORMA DE ARTE RELACIONAL Autor: CECILIA SAMEL CORTES FERNANDES
Nº do Conteudo: 66310
Catalogação: 22/03/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66310@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.66310
Resumo:
O presente trabalho tem como intuito analisar a fotografia como forma
de arte relacional. Serão discutidos os aspectos e reverberações do ato fotográfico,
os quais são capazes de construir e remeter a formas de relação. Nicolas Bourriaud
estruturou a teoria da estética relacional como forma de observar a arte da década
de 1990, principalmente a partir de obras de arte interativas ou performances,
contudo com poucas fotografias entre seus exemplos. A estética relacional se baseia
nas relações presentes e construídas por uma obra de arte para analisá-la, de modo
que é possível observar a fotografia a partir desse viés. Segundo Susan Sontag, o
fotografar se tornou um ato artístico que vai além da técnica e conquistou seu
espaço nas artes. Fotografar algo significa apropriar-se do que é fotografado. Tal
ato recicla, recontextualiza e ressignifica a realidade, transformando-a. Isso é
possível através da ação do artista de ressignificar as imagens e a realidade,
abordando e revelando questões artísticas, culturais, políticas e sociais. O
enquadramento dessas imagens reflete a subjetividade do fotógrafo e a
subjetividade do indivíduo retratado também transparece na imagem, possibilitando a criação de relações entre fotógrafo, imagem, público e contexto.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |