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Título: FOTOGRAFIA COMO FORMA DE ARTE RELACIONAL
Autor: CECILIA SAMEL CORTES FERNANDES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 66310
Catalogação:  22/03/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66310@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.66310

Resumo:
O presente trabalho tem como intuito analisar a fotografia como forma de arte relacional. Serão discutidos os aspectos e reverberações do ato fotográfico, os quais são capazes de construir e remeter a formas de relação. Nicolas Bourriaud estruturou a teoria da estética relacional como forma de observar a arte da década de 1990, principalmente a partir de obras de arte interativas ou performances, contudo com poucas fotografias entre seus exemplos. A estética relacional se baseia nas relações presentes e construídas por uma obra de arte para analisá-la, de modo que é possível observar a fotografia a partir desse viés. Segundo Susan Sontag, o fotografar se tornou um ato artístico que vai além da técnica e conquistou seu espaço nas artes. Fotografar algo significa apropriar-se do que é fotografado. Tal ato recicla, recontextualiza e ressignifica a realidade, transformando-a. Isso é possível através da ação do artista de ressignificar as imagens e a realidade, abordando e revelando questões artísticas, culturais, políticas e sociais. O enquadramento dessas imagens reflete a subjetividade do fotógrafo e a subjetividade do indivíduo retratado também transparece na imagem, possibilitando a criação de relações entre fotógrafo, imagem, público e contexto.

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