$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET
Autor: DIOGO MADUELL VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA MAURICIO CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66322
Catalogação:  25/03/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322

Resumo:
Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo impresso estão sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequar às normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo discute como este processo se inscreve numa linha do tempo de constantes adaptações do material gráfico jornalístico que visavam o aumento de vendas de exemplares. Usamos conceitos da Economia Política da Comunicação, como os de Bolaño e Harvey, além de Zuboff para contextualizar o papel que as empresas detentoras do Google e Instagram têm na disrupção do modelo de negócios jornalismo. Comparamos os perfis no Instagram da Revista Trip e do portal G1, com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023. Propusemos a subdivisão das amostras em cinco categorias distintas, de acordo com suas especificidades narrativas. Constatamos que as convenções de diagramação de revistas e jornais impressos foram reconfiguradas em cards para se adaptar às exigências das redes sociais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui