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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET Autor: DIOGO MADUELL VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA MAURICIO CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66322
Catalogação: 25/03/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322
Resumo:
Título: A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET Autor: DIOGO MADUELL VIEIRA
Nº do Conteudo: 66322
Catalogação: 25/03/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322
Resumo:
Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo impresso estão
sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequar às
normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo
discute como este processo se inscreve numa linha do tempo de constantes
adaptações do material gráfico jornalístico que visavam o aumento de vendas de
exemplares. Usamos conceitos da Economia Política da Comunicação, como os de
Bolaño e Harvey, além de Zuboff para contextualizar o papel que as empresas
detentoras do Google e Instagram têm na disrupção do modelo de negócios
jornalismo. Comparamos os perfis no Instagram da Revista Trip e do portal G1,
com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023.
Propusemos a subdivisão das amostras em cinco categorias distintas, de acordo com
suas especificidades narrativas. Constatamos que as convenções de diagramação de
revistas e jornais impressos foram reconfiguradas em cards para se adaptar às
exigências das redes sociais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |