XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TEA: UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIADA PELA TECNOLOGIA Autor: JAQUELINE LEITE SILVA GALDINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66367
Catalogação: 04/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66367
Resumo:
Título: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TEA: UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIADA PELA TECNOLOGIA Autor: JAQUELINE LEITE SILVA GALDINO
Nº do Conteudo: 66367
Catalogação: 04/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66367
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino mediada
pela tecnologia, em especial, através da criação de jogos digitais para apoiar a
alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que
se possa compreender melhor a relevância deste tema, apresenta-se o percurso
histórico da educação especial até os dias atuais, abordando a história do autismo e
apresentando as características desse transtorno e suas especificidades. Faz-se uma
análise da inclusão de alunos com autismo na classe regular e a importância do
Plano Educacional Individualizado para o desenvolvimento desses educandos. Ao
longo do trabalho, discute-se como se dá o aprendizado da matemática por alunos
autistas e explora-se a eficácia do uso da tecnologia como recurso educacional.
Ademais, reflete-se sobre a utilização de jogos digitais como estratégia facilitadora
do processo de alfabetização matemática, ao suscitar habilidades e competências
que vão além de conteúdos matemáticos. O trabalho reforça a criação de jogos
digitais como uma importante ferramenta para apoiar a alfabetização matemática e
o desenvolvimento global de alunos com transtorno do espectro autista.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |