$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA O TEOREMA DE BAYES NA ESCOLA BÁSICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autor: LUCIANA GREGORIO DE MORAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66423
Catalogação:  11/04/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66423@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66423@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66423

Resumo:
Este trabalho se fundamenta teoricamente na importância da inserção, na escola básica, tanto da interdisciplinaridade como da abordagem da resolução de problemas. O principal objetivo é dar significado a conceitos matemáticos fazendo conexões com outras áreas do saber. O conceito matemático aqui desenvolvido é o teorema de Bayes, muito utilizado no campo probabilístico e frequentemente estudado no ensino médio. O produto educacional, fruto dessa pesquisa, consiste numa sequência de atividades que conectam o referido teorema com conteúdos de áreas diversas como Artes, Geografia, Astronomia, História, Música e até mesmo com o jogo de xadrez. Todas as atividades se baseiam na abordagem da resolução de problemas e promovem a interdisciplinaridade, na busca de um estudo de Matemática motivador e carregado de significado na escola básica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui