$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AS ESTRATÉGIAS AUTOPREJUDICIAIS E AS ATRIBUIÇÕES DE DESEMPENHO POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor: BEATRIZ RODRIGUES SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - ORIENTADOR
ZENA WINONA EISENBERG - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 66485
Catalogação:  18/04/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66485@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66485@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66485

Resumo:
A autorregulação da aprendizagem é o processo de monitoramento, controle e reflexão sobre o próprio aprendizado de acordo com o grau em que os estudantes atuam a nível cognitivo, motivacional e comportamental nesse contexto. Algumas pesquisas que investigam as estratégias observadas em alunos no contexto da aprendizagem demonstram que, ao invés de ajudá-los, possuem alto potencial prejudicador, as chamadas estratégias autoprejudiciais. Utilizando Jones e Berglas como principal referencial teórico deste construto, a presente pesquisa articula este construto com a atribuição de causalidade de Weiner, com o objetivo de fornecer arcabouço teórico para a investigação da adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem por alunos do 1º ano do ensino médio e a atribuição do desempenho escolar. Para isso, foram utilizados como instrumentos a Escala de Estratégias Autoprejudiciais para estudantes universitários, que foi adaptada para o ensino médio nesta pesquisa, e um protocolo de entrevista semiestruturada de autoria própria. Através dos escores totais observados na amostra (n=58), foram selecionados três estudantes que apresentaram os menores escores e três que apresentaram os maiores escores para participarem de entrevistas individuais, totalizando seis entrevistados. Os resultados quantitativos apontaram maior identificação dos alunos com estratégias autoprejudiciais como a preparação adequada antes de avaliações e o mau gerenciamento do tempo. Já os resultados qualitativos apontaram que, para o menor desempenho, foi possível observar que as atribuições de causalidade foram majoritariamente de lócus instável, não controlável e externo. E, para o maior desempenho, foi possível observar que as atribuições de causalidade foram majoritariamente de lócus interno, estável e controlável. Através das entrevistas, foram relatadas diferentes justificativas mobilizadas pelos estudantes para justificar o desempenho, como o estilo de aula dos professores, o estilo de aprendizagem, as características das disciplinas, a relação entre eles e os docentes, afinidade pela disciplina, a valorização da área do conhecimento pela família e o baixa capacidade de organização do estudo e gerenciamento do tempo. Dessa maneira, esta pesquisa pode contribuir para o entendimento das diferentes atribuições causais realizadas por alunos do ensino médio e para o olhar crítico sobre a relação entre a aprendizagem e outros fatores como cognição, metacognição, relações interpessoais e emoções.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui