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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: E SE COLOCAR PIMENTA?: ANÁLISE SEMIÓTICA DA IDENTIDADE DA MARCA CHILLI BEANS Autor: VIVIANE DE AZEVEDO SANTANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19887
Catalogação: 17/07/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE trabalho premiado
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19887
Resumo:
Título: E SE COLOCAR PIMENTA?: ANÁLISE SEMIÓTICA DA IDENTIDADE DA MARCA CHILLI BEANS Autor: VIVIANE DE AZEVEDO SANTANA
Nº do Conteudo: 19887
Catalogação: 17/07/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE trabalho premiado
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19887
Resumo:
Esta dissertação apresenta o estudo de caso de uma marca brasileira de
acessórios de moda, a Chilli Beans. A análise utiliza o modelo
Projeto/Manifestação de identidade de marca proposto por Andrea Semprini
(2010), baseado no ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de
linha francesa, ainda pouco explorado na pesquisa de mercado no Brasil.
Concebido para o contexto pós-moderno, o modelo compara a proposta de
identidade enunciada pelos gestores da marca com a identidade de marca
percebida pelo público a partir das manifestações desta, intencionando verificar a
compatibilidade entre ambas. O objetivo deste trabalho é, portanto, explicitar as
aproximações e afastamentos entre o projeto de marca proposto pelos gestores da
Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores.
A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas
com os gestores da marca e com o público atingido por ela. Esse material é, então,
analisado conforme a proposta de Semprini (2010). Os resultados da pesquisa
indicam que há correspondência entre o que a marca se propõe a ser e a forma
como o público a entende. Entretanto, algumas manifestações específicas da
marca atenuam essa relação. A identificação dessas fragilidades permite aos
gestores da marca a adaptação de sua proposição de sentido ou da maneira como
apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais
consistente.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |